ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DOS MINISTÉRIOS DO
TRABALHO E EMPREGO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – ANASMITRAP
A carreira de servidor público é uma das mais cobiçadas da atualidade. A função traz atrativos fortes, como altos salários, benefícios e, sobretudo, a estabilidade profissional. De modo geral, funcionários efetivados do estado têm direito a ocupar o cargo de maneira permanente.
Com tantas vantagens, você pode imaginar que a concorrência para esse tipo de vaga costuma ser intensa. Existem até pessoas que fazem disso uma meta de vida e acabam se tornando os chamados “concurseiros”.
Sendo assim, quem tem vontade de seguir uma trilha no serviço público precisa ter um plano eficiente. Neste post, você descobre exatamente o que é um servidor público e encontra dicas de como se tornar um. Continue a leitura e comece a organizar o seu futuro profissional!
Como vimos, essa profissão normalmente faz pensar logo na questão da estabilidade e no salário bom. Todavia, o sentido de servidor público vai além da segurança ou boa remuneração.
Então, o que é um servidor público? Como o próprio nome diz, é alguém serve, que presta serviços de determinado tipo. No caso, falamos do interesse público e de uma atuação dentro da estrutura do estado.
Servidor público é toda pessoa que trabalha para uma repartição da administração direta. Ela pode ter natureza federal, estadual ou municipal. Pessoas que estão integradas em cargos de prefeituras, assembleias ou tribunais podem receber esse título.
Mas as possibilidades se multiplicam, certo? Sabe o professorde escola estadual que se esforça em nome do conhecimento? Então, ele também é um servidor público.
E aquele funcionário do Banco do Brasil, o senhor simpático que sempre dá bom dia no atendimento do balcão? Sim, ele é um servidor público! Como também o são os funcionários do posto de saúde ao lado da sua casa, que dão vacinas e ajudam a preservar sua vida.
Portanto, o servidor público está presente nas mais diversas atividades que são administradas cotidianamente pelo estado. Mas é errado dizer que ele trabalha para o governo, pois ainda que os políticos eleitos mudem, o profissional vai continuar lá, zelando pelo bom funcionamento da sociedade.
Aliás, esse é um fator muito importante. Como veremos adiante, um dos motivos desse tipo de ocupação ser regulamentada por concursos é impedir que os cargos sejam usados como moeda de troca. Assim, os governantes podem se alternar, mas a base da administração pública permanece sólida.
Essa talvez seja a questão mais difícil de responder. Como você já deve ter percebido, as tarefas dentro dos órgãos do estado podem variar bastante. Desse modo, o tipo de trabalho do servidor público também muda conforme o lugar.
A melhor definição do que faz um servidor público é servir à população. Dentro dessa missão ampla, ele pode exercer diferentes tipos de cargo. Os mais comuns são os comissionados, os efetivos, os vitalícios e os isolados.
São cargos temporários, normalmente indicados por algum governante ou autoridade pública. Por exemplo, um Deputado Estadual tem direito a nomear um certo número de servidores para trabalharem em seu gabinete. Nesse caso, a duração máxima vai ser a mesma do mandato do político.
Os cargos comissionados também são conhecidos como cargos de confiança. Esse é um caso de função pública que dispensa a realização de concurso. Por esse motivo, é destinada quase sempre a preencher porções específicas da estrutura administrativa, como a comitiva de um legislador.
Esse tipo de cargo é talvez o mais tipicamente associado à ideia de servidor público. Ele diz respeito àquelas posições ocupadas de maneira permanente, nas quais as pessoas adquirem estabilidade após cumprirem o estágio probatório.
Os cargos vitalícios são aqueles ocupados por magistrados, por servidores do Ministério Público, ministros do Tribunal de Contas da União ou outras atribuições correlatas. Trata-se sempre de cargos especiais que dão para a pessoa que ocupa um direito de permanência na sua função até se aposentar.
Por fim, existem cargos que não estão enquadrados de maneira precisa em nenhuma das categorias usuais. Assim, não preveem plano de carreira nem de salários, algo normalmente atribuído à responsabilidade assumida. O exemplo mais comum é o técnico de apoio administrativo.
Para finalizar este tópico, você sabe qual é a diferença entre cargo, emprego e função? Confira as definições para não ficar perdido:
Antes de abordarmos o salário, é importante ressaltar que os concursos públicos não contam com uma periodicidade estabelecida. Em geral, os diários oficiais de estados e municípios divulgam os editais assim que são liberados.
Existem várias áreas de atuação no setor público. Contudo, cada cargo dentro de um campo exige um concurso específico. A média salarial de um servidor público em diferentes especialidades inclui:
Em geral, os processos de seleção para o serviço público são regulamentados por concursos bem concorridos. Isso significa que o candidato depende, acima de tudo, dele mesmo e de sua capacidade de esforço. Não se esqueça da importância do ensino superior e de manter o conhecimento geral em dia para aumentar suas chances.